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Manutenção de Pneus Tubeless: Cuidados Essenciais para Longevidade e Segurança

Para garantir que um pneu tubeless ofereça todo o seu potencial de segurança e durabilidade, uma rotina de manutenção simples mas essencial deve ser seguida. Negligenciar esses cuidados pode anular suas vantagens e até criar situações de risco.

A verificação mais crítica é a da pressão dos pneus. Por oferecerem uma deflação mais lenta em caso de furo, um pneu tubeless pode estar perdendo pressão gradualmente sem que o condutor perceba imediatamente. Verificar a pressão pelo menos uma vez por mês e antes de viagens longas é fundamental. Rodar com pressão abaixo do recomendado aumenta o consumo de combustível, desgasta os pneus irregularmente e pode danificar os flancos (laterais).


A inspeção visual regular é igualmente importante. Procure por objetos perfurantes (pregos, parafusos) que possam estar alojados no pneu. Muitas vezes, o selante impede o vazamento, mas o objeto ainda está lá e pode causar um dano maior com o tempo. Também verifique o estado geral do pneu, incluindo desgaste da banda de rodagem e quaisquer cortes ou bolhas nos flancos.


O selante líquido requer atenção periódica. Ele seca e perde eficácia com o tempo. A recomendação geral é de verificação e possível reaplicação a cada 6 meses ou a cada 10.000 km, o que ocorrer primeiro. Em climas muito quentes, o selante pode secar mais rapidamente. Consulte o manual do veículo ou as especificações do fabricante do selante para o intervalo correto.


FAQ (Perguntas Frequentes)

P: Com que frequência devo reaplicar o selante líquido?R: A frequência varia conforme o produto, mas uma boa regra geral é a cada 6 meses ou 10.000 km. Para uso off-road ou em condições severas, a verificação deve ser mais frequente.

P: Posso lavar o interior do pneu para remover o selante seco?R: Sim. Para fazer um reparo interno ou trocar o pneu, é necessário remover o selante antigo e seco. Isso pode ser feito com uma espátula de plástico e água com sabão. A limpeza garante uma nova aplicação eficaz e uma boa vedação para reparos.


P: O que significa se um pneu tubeless estiver constantemente perdendo pressão, mas não tenho encontrado nenhum furo?R: Pode ser uma vedação inadequada entre o pneu e o aro. A sujeira, corrosão no aro ou danos no talão do pneu podem impedir uma vedação perfeita. Um profissional pode desmontar o pneu, limpar e polir a área de contato do aro para resolver o problema.


A manutenção proativa é a chave para desfrutar de todos os benefícios do sistema tubeless. Um pouco de atenção regular evita surpresas desagradáveis e garante que você estará sempre aproveitando a segurança e o desempenho pelos quais pagou.

Nikhil Marketysers
Nikhil Marketysers
Nov 10

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